terça-feira, 20 de outubro de 2020

Pelo que devo ser grato?



De vez em quando nas rodas de conversas entre amigos, um ou outro me relata que não sabe exatamente pelo que agradecer.

Costumam falar:

"Vejo as pessoas agradecerem, gratidão isso, gratidão aquilo... mas pelo que devo ser grata/o? Eu não consigo encontrar motivos"

Eu entendo a observação deles. Mesmo porque, se formos pegar os noticiários dos dias de hoje por exemplo, fica complicado encontrarmos alguma coisa que nos faça apreciar e sermos gratos. 

Fora a rotina, que nos tira a percepção das sutilezas da vida e sem contar a hashtag #gratidão, que dizem ter banalizado o real sentido de sentir a verdadeira gratitude, seja por algo ou alguém. 

Devemos lembrar que cada caso é um caso. Há pessoas que estão em questionamentos profundos sobre a vida, em dor emocional ou com problemas existenciais e para esse tipo de situação, um psicólogo/terapeuta é a pessoa mais indicada para ajudar nesse processo.

No caso dos meus amigos, percebia que era mais no sentido de estarem no automático e ter perdido um pouco as percepções das pequenas sutilezas que enriquecem a vida.


Não me lembro da resposta que dei para cada um deles, provavelmente devo ter compartilhado alguns dos ítens que me fazem agradecer todo dia.

São eles:


- Acordar


Já pensou se você acordar morto? 

Pode parecer engraçado essa colocação... mas existe sim a possibilidade da sua alma sair, seu corpo ficar e você não conseguir mais voltar.

Então, pra mim, o acordar é um milagre diário, onde tenho a possibilidade de fazer algo diferente, de ser e fazer melhor do que ontem.

- Respirar 

Imagine se você fosse o responsável em administrar o ar que entra e o ar que sai?

Não "apenas" isso, mas de levar o ar até os pulmões, bombear o coração, circular o sangue e trocar constantemente a saída e entrada de ar?

Com certeza isso não daria certo, não é mesmo?

Então está aí mais um ítem pelo que ser grato: a inteligência do seu organismo que faz esse movimento automático desde o instante que você nasceu até o último suspiro. 

- Ver/enxergar


Eu diria que os 5 sentidos são todos muito legais, mas ver as flores, o sol ou a chuva, a felicidade do seu cachorro te dando bom dia, o seu reflexo no espelho, assistir o 
por do sol... imagine você sem ver essas coisas "triviais"? Como seria? 

É claro que a vida seguiria adiante e você daria conta de se movimentar no mundo sem um dos 5 sentidos, como muita gente faz. 

O enxergar as coisas belas da natureza, até mesmo as mazelas, nos faz enxergar o nosso contexto, quem somos (a roupagem que estamos nesse lindo planetinha) e ainda acompanhar os anos que passam deixando marcas, além de claro, olhar os sinais dos tempos na roupagem temporária daqueles que amamos

Então "ver, enxergar" pode entrar no combo da gratidão


- As Mãos

Vejo que, se não fossem minhas mãos, eu não teria:

- Me alimentado;
- Escovado meus dentes;
- Executado tarefas pessoais e de trabalho;
- Manipulado as energias (reiki, mudras, pedras);
- Esmaltar as unhas, usar anéis (amo);
- Estudar e praticar tarot;
- Não conseguiria pensar (afinal, como pensar sem colocar a mão no queixo ou abrir a geladeira?)
- Arrumar, organizar e limpar minha casa;
- Mexer no celular;
- Escrever;
- Escrever;
- Pegar livro pra ler;
- Desenhar;
- Fazer carinho/pegar meu cachorro;
- Ter digitais nos dedos onde registra quem sou eu nesse mundo (consta até no RG);
- Linhas na 
palma da mão que mostram toda a minha vida;
- Tatear, sentir expessuras;
- etc, etc, etc.

Não sei porque, tenho a impressão que existisse um RH dentro do cor
po, o salário das mãos teria um valor bem alto! 😄

Mais 
um item na listinha da gratidão

......

Percebe que, se formos olhar para o que a gente tem consigo mesmo d
á pra agradecer bastante coisa?

Partindo daí, concluo que ao invés de começar a olhar para motivos lá fora, que tal procurar motivos para agradecer o que você já tem?

A lista poderia aumentar mais ainda: 

Agradecer por:

  • Ter uma casa para morar, 
  • uma cama pra dormir, 
  • dentes pra mastigar, 
  • língua pra sentir gosto das refeições, 
  • amigos verdadeiros, 
  • ter o conhecimento que adquirido até agora, 
  • mestres que apareceram na vida,
  • uma familia,
  • andar, se locomover,
  • ter escolhas,
  • desempenhar um ofício, ser útil, ocupar o tempo,
  • ter a oportunidade de ajudar as pessoas,
  • aprender coisas novas,
  • ouvir música, apreciar arte,
  • lembrar da finitude da vida,
  • ter uma habilidade...

E o mais legal é que, quanto mais você reconhece o que tem, mais coisa pra agradecer vêm!

Talvez seja por isso que a hashtag #gratidao parece ser tão 
popular, realmente tem muita coisa pra agradecer. 

Eu diria que se vasculhar bem, consegue-se chegar na conclusão de que não há nada pra pedir. 

A dica é sempre a mesma que dou em quase tudo o que escrevo e digo:




Interiorizar-se



Desligue um pouco o "lá fora" que as respostas aparecem quando você olha pra dentro.


Espero que essas observações possam contribuir para todo aquele que se sentir desmotivado diante a jornada da vida.

Viver não é fácil, mas lembre-se que dá pra fazer uma caipirinha com esses limões que a Dna Vida dá!



Um grande beijo e até a próxima!



Ah, e se você tem dificuldade para se interiorizar, encontrar o se
u equilíbrio e paz interior, vem conhecer o programa online Equilibre-se

Clique aqui para saber mais!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pelo que devo ser grato?

De vez em quando nas rodas de conversas entre amigos, um ou outro me relata que não sabe exatamente pelo que agradecer. Costumam falar: &quo...